A Embratel anunciou a sua primeira rede 5G privativa para o setor financeiro com o Banco do Brasil nesta quarta-feira, 28. Durante o Febraban Tech, Maria Teresa Lima, diretora-executiva de governo para a operadora, uma estação rádiobase (ERB) foi implementada na sede do BB em Brasília, na frequência de 3,5 GHz com padrão standalone (SA). O equipamento é da Huawei.
Com contrato de um ano (com possibilidade de renovação), a ideia da parceria é cocriar aplicações de 5G por meio das áreas de inovação das duas empresas, o Lentes do BB e o ClaroBeOn da telecom. Teresa Lima afirmou que o piloto também tem o objetivo de treinar as equipes da instituição financeira na tecnologia de quinta geração.
Rodrigo Mulinari, diretor de tecnologia do banco, explicou que a parceria deve avançar para testar e criar aplicações no agronegócio, uma das principais especialidades do banco. O executivo explicou ainda que o banco quer desenvolver outras soluções, inclusive dentro da instituição financeira, como verificação de crédito e análise de fraude.