viernes, marzo 24, 2023
HomeBRASILYanomami: Telebras ativa Internet para grupo que presta apoio humanitário

Yanomami: Telebras ativa Internet para grupo que presta apoio humanitário

O Ministério das Comunicações e a Telebras usam o satélite geoestacionário para levar banda larga ao território Yanomami. A pasta também estuda levar pontos fixos de Internet.

O Ministério das Comunicações (MCom) vai ativar sinal de banda larga na Reserva Indígena Yanomami, no estado de Roraima. A comunidade vive uma crise humanitária, com surto de malária, casos de desnutrição e tuberculose.

O MCom anunciou nesta quinta-feira, 26, que a Telebras vai usar o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas. O objetivo é “fortalecer a conectividade e otimizar a comunicação entre as equipes que prestam apoio humanitário na Reserva Indígena”.

A pasta também estuda instalar pontos fixos de Internet na região, “visando atender a população local e auxiliar as equipes humanitárias que atuam na área”.

“Hoje temos a possibilidade de levar, de imediato, 15 pontos de Internet para aquela localidade. Isso equivale a mais do que o dobro do que já temos instalado atualmente em terras Yanomami. O nosso objetivo é garantir que o atendimento à população seja feito da melhor forma possível, além de possibilitar uma comunicação dos médicos e equipes humanitárias com o restante do mundo para que a situação seja superada o quanto antes”, afirmou o ministro Juscelino Filho.

Crise humanitária

O Ministério da Saúde determinou emergência em saúde pública na Terra Indígena Yanomami no dia 20 de janeiro, em resposta às recomendações do Ministério Público Federal (MPF) desde 2021. Os documentos pediam ao governo federal a reestruturação da assistência básica de saúde.

Um relatório do MPF de 2021 revelou que a desnutrição atingia 52% das crianças do território. Nas comunidades mais isoladas, até 80% das crianças estavam abaixo do peso, o que fazia com que a região tivesse índices piores do que o Sul da Ásia e da África Subsaariana.

A região Yanomami tem mais de 30,4 mil habitantes.

Mirella Cordeiro
Mirella Cordeiro
Escribe sobre regulación y mercado de telecomunicaciones, regulación tecnológica, derechos digitales y políticas públicas con énfasis en Brasil. Su contenido se publica en portugués y español. Se graduó de la carrera de Periodismo en la Universidad de São Paulo (USP).

LEER DESPUÉS