Como parte de sua estratégia de mobilidade digital urbana, a Vivo intensifica a expansão de sua infraestrutura de conectividade em locais com grande fluxo de pessoas. Em São Paulo, a companhia amplia a cobertura 5G na Linha 5-Lilás do metrô, incorporando a estação Moema, somando sete já conectadas. Em breve, a tecnologia também estará disponível na estação Eucaliptos, reforçando o compromisso da Vivo com a transformação digital dos espaços urbanos e melhor experiência do cliente. A iniciativa permite que os passageiros utilizem internet de alta velocidade, façam chamadas de vídeo e usem aplicativos com fluidez ao longo de todo o trajeto conectado.
Atualmente, a rede 5G da Vivo está presente nas estações Largo Treze, Campo Belo, Brooklyn, Borba Gato, Adolfo Pinheiro e Alto da Boa Vista, além de todas com estruturas elevadas (aéreas). A expansão será gradual, contemplando as 17 estações. No metrô, a cobertura 5G é viabilizada por um sistema dedicado de antenas (Distributed Antenna Systems – DAS), desenvolvido para garantir desempenho em ambientes de grande circulação, mesmo no subsolo. A tecnologia suporta múltiplas conexões simultâneas e alto volume de tráfego, assegurando velocidade e estabilidade em qualquer horário.
“Buscamos continuamente ampliar a oferta de serviços a fim de proporcionar a melhor experiência possível aos nossos clientes. Estamos animados em implementar na Linha 5-Lilás o que há de mais moderno em termos de conectividade”, destaca o diretor da ViaMobilidade – Linhas 5 e 17, Antonio Marcio Barros Silva.
Ao mesmo tempo em que expande conectividade no transporte sobre trilhos, a Vivo concluiu a cobertura em todos os túneis da capital paulista, com destaque ao Jânio Quadros e Sebastião Camargo (Morumbi), Max Feffer (Itaim Bibi), Fernando Vieira de Mello (Pinheiros), Daher Elias Cutait – Nove de Julho (Bela Vista) e Ayrton Senna (Moema). No Rio de Janeiro, a cobertura já alcança túneis importantes como os da Via TransOlímpica (Jacarepaguá a Deodoro), Cauby Peixoto (Taquara) e ZuzuAngel (Gávea a São Conrado). As ações elevam a qualidade de conexão no deslocamento diário e reforçam o compromisso da Vivo com cidades cada vez mais conectadas.
“Com a ampliação do 5G para a Linha 5-Lilás, e a expansão de cobertura nos túneis, a população passa a ter uma experiência de conectividade contínua também em áreas onde antes o sinal era instável ou inexistente. É um avanço que alia infraestrutura de ponta às necessidades reais das pessoas; seja no deslocamento diário, no trajeto de trabalho ou simplesmente na hora de se comunicar”, afirma Dante Compagno, vice-presidente B2C da Vivo.
Essas iniciativas reforçam o objetivo da Vivo de levar conectividade de qualidade a todos os ambientes, inclusive os mais desafiadores. A companhia segue líder em cobertura 5G no Brasil, alcançando 64,3% da população, em 596 cidades, e foi reconhecida pela OpenSignal, consultoria que avalia a experiência de conectividade global, como líder em velocidade de download no Brasil e no mundo.