Um ano de 5G no Brasil: 5 fatos para saber sobre a tecnologia
Na última quinta-feira, 6 de julho, o 5G Standalone completou um ano de funcionamento no Brasil. Brasília foi a primeira cidade a contar com a tecnologia de quinta geração de redes móveis e logo todas as capitais passaram a disponibilizá-la. Hoje são 753 municípios cobertos; 402 com antenas instaladas, o que representa 53,3% do total de cidades cobertas em todo o Brasil, informa o Ministério das Comunicações com base em dados da Anatel.
“Nós atingimos a meta estabelecida para o primeiro semestre de 2023 antes do prazo final e estamos trabalhando para antecipar mais compromissos do Leilão do 5G.”, contou Juscelino Filho, Ministro das Comunicações. A DPL News tem acompanhado essa evolução e compartilha com seus leitores cinco fatos importantes sobre essa tecnologia e seu impacto no Brasil.
Leia também: Brasil | Decreto presidencial pone fin a privatización de Telebras
1. Crescimento maior que o 4G: na comparação ao período de implantação, o 5G teve um crescimento maior que o 4G, ou seja, já em seus oito meses de funcionamento, o 5G alcançou o número de linhas ativas que o 4G levou dois anos para alcançar e finalizou o mês de março de 2023 com 8 milhões de clientes, aponta dados da Anatel.
2. TV digital para famílias de baixa renda: como parte dos compromissos do Leilão do 5G, todas as famílias de baixa renda que fazem parte do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais, têm direito a kits com antena parabólica, controle remoto e pilhas. Como em breve as parabólicas tradicionais que operam na faixa de de 3,5 GHz deixarão de funcionar para que o 5G seja implantado, a substituição é necessária e gratuita.
Mais de 500 mil famílias de 1.610 municípios já foram beneficiadas com a troca dos equipamentos antigos, informa o Ministério das Comunicações.
3. Exemplo exportado e alianças internacionais: o ministro das TIC da Colômbia recentemente visitou o Brasil para se inspirar no modelo de Leilão do 5G. Na ocasião, ambos países aproveitaram para firmarem um acordo binacional para o programa Norte Conectado, cujo objetivo é ampliar a infraestrutura de comunicações na região amazônica por meio da implantação de 12 mil quilômetros de cabos subfluviais de fibra óptica.
Leia também: ANDP discute PL sobre regulação de IA e divulga análise preliminar
4. Impacto nos negócios: a conectividade inteligente e velocidade em tempo real, possibilitam vantagens competitivas às empresas que podem investir em gestão mais eficiente de recursos, redução de custos, melhora no atendimento ao cliente e automação de processos e acesso a dados. É sabido que o uso de inteligência artificial presente em diversos segmentos de negócios, foi fortemente impulsionada pelo 5G.
5. 10 milhões de acessos no primeiro ano: A área de cobertura já alcança mais de 140 milhões de brasileiros e ainda segundo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, enquanto o 4G consegue conectar até 10 mil dispositivos por quilômetro quadrado, o 5G suporta até 1 milhão de dispositivos.
Neste primeiro ano de implementação da tecnologia 5G no país, o Distrito Federal e os estados de Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará lideram o número de moradores cobertos pela tecnologia da quinta geração de redes móveis.