Rede e call center são as áreas em que a operadora tem investido no uso de IA generativa, mas não só nestas.
A TIM está introduzindo inteligência artificial (IA) generativa do Google para aprimorar suas operações principalmente nas áreas de redes e call center da empresa; áreas que foram escolhidas entre 100 casos de uso em diferentes setores, por lidar diretamente com a satisfação do cliente.
Em conversa com a imprensa nesta quarta-feira, 31, o CEO da operadora, Alberto Griselli, explicou que na rede de acesso a tecnologia tem sido utilizada para antecipar problemas e agilizar a manutenção prevendo falhas e assim podendo alocar melhor os recursos. Ele ressaltou que espera expandir o uso de IA em outras partes da rede no futuro próximo.
Já no call center, a TIM está utilizando a IA para otimizar o atendimento ao cliente. “O rollout dessa tecnologia para o atendimento interno já está completo, esperamos agora expandir para os parceiros externos”, disse Griselli.
Leia também: Anatel cobra Google, Microsoft e OpenAI sobre riscos de IA Generativa
Além desses dois focos principais, a TIM também está aplicando a IA em funções de suporte interno, como a ouvidoria, o setor jurídico e as áreas de vendas e marketing. O objetivo é aumentar a eficiência e a produtividade em todas essas áreas.
“Temos como ambição ser a operadora preferida do mercado. Qualquer coisa que melhore a vida dos nossos clientes é um negócio super importante”, concluiu.