Tim lança canal de contato direto com clientes pelo buscador do Google

Pelo próprio buscador ou pelo Google Maps, basta procurar “TIM”, validar o número de telefone e seguir para o atendimento via chat

A TIM Brasil amplia seu atendimento digital e oferece novo canal para seus clientes se relacionarem com a operadora por meio do Google Business Messages (GBM). Com a ferramenta, o cliente TIM pode entrar em contato diretamente com a empresa a partir de uma busca simples pelo site de buscas. A adoção do novo canal, é mais uma das ferramentas da empresa com o uso de inteligência artificial.

A ferramenta do Google é uma solução global de contato inteligente que visa facilitar a comunicação entre marcas e clientes. Por meio do recurso, qualquer pessoa pode enviar mensagens para uma empresa a partir da pesquisa feita diretamente no buscador ou no Google Maps, ao procurar por “TIM”. Depois de uma validação cadastral com o número de telefone do usuário, o chat segue com as jornadas de atendimento, inclusive direcionando para atendente humano para a resolução de assuntos mais críticos.

A ferramenta é resultado da parceria entre Google e Blip, empresa que desenvolve conversas inteligentes e comunicação entre marcas e consumidores em aplicativos conversacionais.

“O nosso cliente pode nos encontrar em todos os canais que desejar e o Google Business Messages é mais uma opção entre as ferramentas disponíveis. Por meio da inteligência artificial, passamos a oferecer maior acessibilidade com a integração com Google Search e Google Maps. Os resultados iniciais já apontam dados positivos em satisfação e resolubilidade e confirmam o potencial da plataforma”, afirma o diretor de Customer Relarions da TIM, Saverio Demaria.

O canal está em fase de testes com um projeto-piloto adotado em novembro de 2022. Desde então, o Google Business Messages tem apresentado resultados que mostraram eficiência na operação de atendimento, inclusive com o mapeamento das principais razões para o contato do cliente. Com 60% das demandas atendidas dentro do próprio canal, sem a necessidade de interação humana, o índice de resolução da ferramenta chegou a 63%. Além disso, o nível de satisfação dos clientes que utilizaram a ferramenta no período de testes também foi positivo, superando em mais de duas vezes o registrado em outros canais de chat da operadora.

Entre os serviços principais disponíveis por meio do Google, estão assinatura de planos de celular e internet; segunda via de conta e faturas; recarga de plano pré-pago via PIX, boleto e cartão de crédito; e ofertas de aparelhos de celular, entre outros.

“Através do Google Business Messages, a TIM amplia sua oferta de serviços digitais e reforça a estratégia de evoluir constantemente o nível de experiência do cliente. Em pouco tempo, já estamos experimentando níveis excepcionais de resolutividade e satisfação. É uma honra para a Blip participar desse projeto, estamos ainda mais confiantes nos próximos passos“, comenta Frederico Crego, Diretor de Unidade de Negócios da Blip.

Informações da assessoria