TIM faz maior investimento de sua história em São Paulo e dobrará expansão do 5G

A TIM Brasil acaba de anunciar um pacote robusto de investimentos e ações estratégicas com foco no Estado de São Paulo, como parte da maior modernização de rede da história da companhia

A operadora pretende atualizar 3 mil sites na região do DDD 11 e expandir significativamente sua cobertura 5G, mais que dobrando o número de municípios atendidos no estado –de 94 para mais de 200 cidades. Ao mesmo tempo, a empresa amplia sua presença com o 4G em áreas periféricas do interior paulista.

Segundo o CEO da TIM, Alberto Griselli, “a ampliação da rede 5G e da capilaridade comercial reforçam nosso compromisso de liderança no Brasil e em São Paulo”. Ele também destacou que “esse investimento em São Paulo é o maior da nossa história no estado — quase R$ 1 bilhão”.

A modernização envolve a substituição de equipamentos, o que incrementa em mais de 40% a capacidade da rede e beneficia cerca de 10 milhões de clientes. Em São Caetano do Sul, por exemplo, a instalação de 60 novas antenas 5G em 20 sites resultou em um aumento de 60% na velocidade média de download, passando de 224 Mbps para 362 Mbps. Além disso, o tráfego de dados cresceu 10% e a representatividade do 5G subiu de 30% para 38%.

A TIM também enfatizou os ganhos ambientais e urbanísticos da operação de “swap” da rede, que melhora a eficiência energética em 15%, reduz o número de torres e contribui para uma paisagem urbana mais harmoniosa.

Reforçando sua presença física e a experiência com o consumidor, a TIM inaugurou uma loja conceito na Rua Oscar Freire, em São Paulo. O espaço de 320 m², distribuído em dois andares, reúne elementos de música, tecnologia e acessibilidade, com estúdio de podcast, área gamer e uma casa conectada. 

Além da flagship, estão previstas 30 novas lojas em cidades estratégicas do estado, como Guarulhos, Osasco, Santo André, Campinas e São José dos Campos.

Finalizando, a TIM lembrou que, segundo a consultoria independente Opensignal, foi líder nacional em sete das 14 categorias avaliadas em 2025, incluindo “qualidade consistente”, “experiência de vídeo” e “disponibilidade de sinal” em todas as tecnologias — com destaque para sua performance no Estado de São Paulo, onde tem uma vantagem de cerca de sete pontos percentuais sobre a média da concorrência em consistência de rede.