Presença da operadora registra aumento de 30% do uso de dados no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro
A TIM, em colaboração com a IHS Towers, rede neutra de fibra óptica, tem expandido a conectividade e contribuído com a inclusão digital nas comunidades antes carentes de acesso. Atualmente, a operadora fornece cobertura 4G para 95% das favelas nas dez maiores cidades do país, enquanto 64% dessas comunidades já têm acesso à tecnologia 5G. No Complexo da Maré, que abrange diversas favelas do Rio de Janeiro, foi notado um aumento de 30% no uso de dados.
A IHS Towers desenvolveu uma metodologia que utiliza instalações compactas de telecomunicações, aproveitando estruturas já existentes nas comunidades. Ao se valer de edifícios residenciais como base para implantar equipamentos de comunicação, a IHS minimiza o impacto visual e acelera a implementação da conectividade.
Para Farès Nassar, head Latam da IHS, o objetivo principal é que “a nossa presença nas comunidades abra novas possibilidades e traga melhor qualidade de vida para todos, o que está totalmente alinhado ao nosso propósito de ampliar o suporte ao desenvolvimento econômico e social nos mercados emergentes.”
Leia também: Novas regras para portabilidade numérica entram em vigor
A IHS e o projeto social Afroreggae firmaram uma parceria em 2022. Como parte do projeto, a empresa patrocinou dois novos centros educacionais “Afrogames” no complexo da Maré; uma iniciativa social de alto impacto e longo prazo, localizada dentro da favela e que visa a promoção de aulas de codificação e inglês, além da formação de e-atletas profissionais. No primeiro ano de funcionamento dos centros, foram beneficiados diretamente 206 jovens.
Para Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil, a ampliação da cobertura móvel em favelas e comunidades é fundamental para habilitar a transformação e a inclusão digital em todo o país.“Quando combinamos o nosso serviço a um propósito maior, abrimos oportunidades para a conquista de uma profissão, um novo emprego, para aproximar relacionamentos, e é isso o que a conectividade faz.”
Ministro das Comunicações visita o Complexo da Maré
O ministro Juscelino Filho esteve presente na Maré nesta segunda-feira, 28, e entregou 100 computadores a escolas e associações no Complexo com recursos do FUST (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações); que visa a inclusão digital de crianças e jovens em áreas de difícil acesso e que conta com disponibilidade recursos na ordem de R$1,17 bilhão. Cada escola terá um PID (Ponto de Inclusão Digital) com 10 computadores.
“É nessa direção que temos buscado fortalecer cada vez mais as políticas públicas que estamos liderando no Ministério das Comunicações”, disse.
Durante a visita à favela Nova Holanda, que faz parte do Complexo da Maré, o ministro aproveitou para conhecer o Centro do Afroreggae e os projetos sociais que são desenvolvidos pela organização na região, incluindo o já citado “Afrogames”.