TIM Brasil isola crise da Telecom Itália e descarta impacto de tarifas dos EUA

Durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (31), o CEO da TIM Brasil, Alberto Griselli, foi enfático ao afirmar que a operação brasileira segue blindada frente à crise enfrentada pela controladora Telecom Itália. “Somos uma empresa listada na B3, com capital pulverizado e decisões tomadas localmente. Temos regulação própria, seguimos a Anatel e a CVM”, afirmou.

O executivo acrescentou ainda  que a Tim Brasil tem gerado R$ 5 bilhões em caixa e distribuindo dividendos crescentes aos acionistas, incluindo a própria Telecom Itália. “Não temos risco financeiro relacionado à nossa operação no Brasil, pelo contrário: estamos retornando valor ao acionista controlador”. Segundo ele, o novo acionista majoritário, a estatal Poste Italiane, traz “um compromisso positivo ao grupo”.

Outro tema abordado foi o impacto das tarifas de até 50% impostas recentemente pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Questionado sobre eventuais impactos em caso de retaliações brasileiras, Griselli preferiu cautela. “É muito complicado hoje fazer previsões. O debate sobre tarifas ainda é muito político e o cenário é altamente volátil”, avaliou.

Contudo, enfatizou que a operadora não é impactada diretamente porque não tem exportações nem importações sujeitas a esse tipo de tributação.

A área corporativa da operadora foi um dos destaques do segundo trimestre com bons níveis de desempenho. “O B2B é um vetor relevante de crescimento e está se expandindo a dois dígitos. Temos reforçado nossa atuação com soluções digitais, conectividade para o agronegócio, indústria, e serviços cloud para médias e grandes empresas”, afirmou. A empresa também vê espaço para avançar sobre pequenas empresas com ofertas sob medida.

No segundo trimestre de 2025, a TIM Brasil reportou lucro líquido normalizado de R$ 976 milhões, alta de 25% na comparação anual. O crescimento foi puxado, principalmente, pelos segmentos de fibra óptica e pós-pago, além do avanço no mercado corporativo.