TIM anuncia modernização da rede e novo acordo com American Tower

Com a aprovação de seu Conselho de Administração, a TIM dá sequência ao mais amplo projeto de modernização e desenvolvimento de rede já realizado no setor de telecomunicações no país, com foco na capacidade, qualidade, eficiência e evolução sustentável de sua infraestrutura. 

A TIM celebra um amplo acordo com Nokia e Huawei para a modernização de mais de 6.500 sites 5G e 4G em 15 capitais e áreas metropolitanas do Brasil, incluindo o interior de São Paulo. Esse movimento acontece após concluir o swap de 3 mil sites em São Paulo, o que beneficiou mais de 10 milhões de clientes no ano passado e impulsionou a liderança da operadora nos índices de qualidade de rede 5G. A modernização contempla os próximos 2 anos e foca no aumento da capacidade, da cobertura e da eficiência energética da rede, impactando mais de 12 milhões de clientes.

O robusto investimento na modernização dos sites em 15 capitais do país já começa em abril deste ano e faz parte do compromisso da TIM em oferecer uma experiência diferenciada nas redes 4G e 5G para seus clientes. Para o Vice-Presidente de Desenvolvimento de Tecnologia da TIM Brasil, Marco Di Costanzo, “a TIM sai na frente, mais uma vez, com uma segunda grande onda de modernização dos seus sites ao longo dos próximos 2 anos porque quer ir além da cobertura, oferecendo mais capacidade de desempenho para a rede. E tudo isso se traduz em qualidade para o consumidor na sua jornada digital dentro da TIM e diferencia a operadora no mercado”.

Num movimento complementar, a TIM recebeu a autorização de seu Conselho para realizar um novo acordo estratégico com a American Tower do Brasil, abrangendo 9 mil torres, que representam cerca de 30% de toda a infraestrutura da operadora. O contrato unifica os prazos da parceria até 2034 e traz simplificação e maior eficiência à gestão do parque de infraestrutura, gerando maior sustentabilidade e previsibilidade dos gastos para atender ao plano de desenvolvimento da rede.

A TIM encerrou 2025 com cobertura em 1.089 municípios 5G, frente a 607 cidades em 2024, alcançando mais de 120 milhões de pessoas. O tráfego médio de dados na rede de quinta geração pelos clientes TIM no país já alcança 35%, com registros próximos de 50% nas capitais.

São Paulo, por exemplo, registrou um dos maiores saltos da rede: passou de 94 municípios em 2024 para 252 em 2025, uma evolução de 168%, com uma cobertura que já alcança 90% da população paulista, impulsionado pelo sucesso da conclusão do Swap de rede no ano passado.  Estudo publicado em outubro de 2025 pela Opensignal, empresa independente de análise de redes móveis, reforça que os investimentos da TIM em São Paulo têm refletido diretamente nos indicadores de qualidade: a TIM liderou em três categorias relacionadas à rede 5G: Qualidade Consistente, Experiência de Confiabilidade e a Experiência de Velocidade de Download do 5G.

Mesmo com o crescimento acelerado da capacidade e da cobertura da rede em São Paulo, a TIM reduziu o consumo total de energia em cerca de 15%. Essa eficiência é possível devido ao uso de equipamentos mais modernos e práticas operacionais sustentáveis, em acordo com os objetivos da operadora em expandir a conectividade e melhorar a experiência dos clientes sem comprometer o meio ambiente, reforçando o compromisso da companhia com a agenda ESG.