A implementação da Infovia Maranhão deve ter início ainda janeiro, após a assinatura do contrato entre o Ministério das Comunicações e a Telebras no final de dezembro. O projeto prevê a implantação de infraestrutura de fibra óptica moderna em 20 municípios maranhenses ainda não atendidos por redes de alta capacidade, com foco na ampliação do acesso à internet e na melhoria da conectividade no estado.
A Telebras será responsável não apenas pelo lançamento dos cabos, mas também pela operação assistida e pelo suporte técnico continuado da rede. O contrato tem vigência até 2029, período em que a infovia deverá estar totalmente ativada e integrada ao backbone nacional de fibras ópticas.
Anunciada em junho de 2024, a Infovia Maranhão teve sua primeira etapa executada em setembro do mesmo ano, com o lançamento do cabo submarino entre São Luís e Alcântara, priorizado para atender o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).
Relacionado: Claro, TIM e Vivo ficam entre as operadoras qualificadas para operar a Infovia 02
O projeto atua como eixo estratégico de integração entre os programas Norte Conectado e Nordeste Conectado, explorando a posição geográfica do estado para ampliar a capilaridade da infraestrutura nacional de telecomunicações.
A rede completa deverá interligar 52 cidades, com mais de 5,5 mil quilômetros de cabos de fibra óptica, beneficiando cerca de cinco milhões de pessoas e dando suporte a serviços essenciais como educação, saúde, pesquisa, Judiciário e defesa.
Segundo dados da Anatel, embora 82,5% dos municípios maranhenses já contem com alguma infraestrutura interurbana de fibra óptica, grande parte dessas redes apresenta capacidade limitada, operadas majoritariamente por microprovedores, o que restringe a qualidade e a velocidade do acesso à internet no estado.