Rio de Janeiro, Brasil. A situação da Telecall na Colômbia segue “tranquila” , nas palavras do diretor executivo, Marcelo Duarte. Após o revés sofrido com uma das investidoras, a WOM – que entrou com pedido de falência nos EUA, resultando no não pagamento da primeira parcela pela licença de espectro 5G conquistada pela Telecall em 2023–, a intenção da operadora brasileira, ao que parece, é ir levando, deixando o governo colombiano em xeque.
“Estamos em negociação com o governo federal. Querem que a Telecall entre? Estamos prontos para operar o projeto, mas é claro que não vamos entrar com investimento próprio sozinhos”, enfatizou o executivo em conversa com a DPL News.
Apesar de o Ministério das TIC (MinTIC) já ter aberto processo administrativo por inadimplência e ausência de garantias financeiras, a leitura é de que a retirada do espectro da Telecall agora representaria admitir o fracasso do leilão 5G.
Por isso, mesmo com a inadimplência, a tendência é que o governo demore a executar a sanção, permitindo que a empresa siga “tocando a bola” até conseguir novos parceiros ou até que o próprio MinTIC defina uma saída política.
Além disso, é sabido que o bloco adquirido pela operadora ainda não está sendo requerido para uso, o que arrasta ainda mais uma decisão.
Além da Colômbia, a Telecall avalia novas frentes de negócios na região. “Nada impede da gente entrar em vários outros projetos, temos várias frentes sendo analisadas. A Colômbia foi o primeiro passo, mas a ideia é consolidar a Telecall como um grande provedor na América Latina”, disse Duarte, sem antecipar países em negociação.
No Brasil, a empresa aposta no crescimento acelerado da operação como MVNO, ancorada na rede da Vivo. Segundo o executivo, a base já atingiu um milhão de assinantes e deve dobrar em pouco tempo.
“A Telecall nasceu como atacadista de voz internacional, mas hoje temos diversas verticais: voz, SMS, soluções de Open Gate, além do MVNO. O objetivo é ter três ou quatro linhas de receita relevantes competindo entre si para sustentar os resultados da companhia”, concluiu.