Scale Data Centers prepara expansão do Campus em São Paulo, que terá 17 unidades

A Scala Data Centers e a Prefeitura de Barueri firmaram um Memorando de Entendimento (MoU) que define diretrizes para a expansão e o desenvolvimento urbano do Campus Tamboré, um dos principais polos de infraestrutura digital da América Latina. O plano diretor aprovado prevê melhorias em mobilidade, infraestrutura viária e segurança, com o objetivo de modernizar o entorno do complexo e beneficiar a comunidade local.

Com investimentos acumulados superiores a R$ 10 bilhões, o Campus Tamboré abriga sete data centers em operação e outros em construção, somando 120 MW de capacidade ativa. Quando estiver totalmente concluído, o local contará com 17 data centers e três subestações de energia, atingindo 600 MW de capacidade instalada (patamar que o colocará entre os dez maiores do mundo). 

Situado próximo ao Rodoanel, o empreendimento foi projetado para atender à crescente demanda por conectividade e inteligência artificial, combinando escala industrial e eficiência energética.

Segundo Luciano Fialho, vice-presidente sênior da Scala, a parceria simboliza o avanço de um modelo de crescimento tecnológico responsável. Ele destacou que o plano vai além da infraestrutura digital, ao gerar empregos e incentivar o desenvolvimento urbano sustentável em Barueri.

A Scala, controlada pela gestora norte-americana DigitalBridge, é referência regional em data centers sustentáveis. A empresa administra cerca de 200 MW de capacidade em operação e expansão em quatro países, além de um portfólio de terrenos de mais de 12 milhões de metros quadrados.