Sandra Maximiano, presidente da Anacom, é nomeada para think tank da Anatel

Mulheres passam a ser maioria do Conselho Superior do Ceadi

A economista portuguesa Sandra Maximiano, presidente do Conselho de Administração da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) de Portugal, foi nomeada para integrar o Conselho Superior do Centro de Altos Estudos em Comunicações Digitais e Inovações Tecnológicas (CS-Ceadi) da Anatel.

A decisão foi formalizada pelo Conselho Diretor da agência brasileira em 22 de maio de 2025, por meio do Circuito Deliberativo nº 112, preenchendo uma vaga destinada a representantes da sociedade civil e da academia.

Maximiano é licenciada e mestre em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa, doutora em Economia pela Universidade de Amsterdã e realizou pós-doutorado na Universidade de Chicago. Atualmente, é professora associada no ISEG, co-coordenadora do XLAB – Laboratório de Investigação Comportamental e do Mestrado em Economia.

Desde dezembro de 2023, lidera a Anacom, órgão regulador das comunicações em Portugal. Além disso, atua como co-presidente do Órgão Consultivo para a Resiliência dos Cabos Submarinos, iniciativa da União Internacional das Telecomunicações (UIT) focada na proteção de infraestruturas críticas de comunicação.

Com sua nomeação, o CS-Ceadi alcança uma composição majoritariamente feminina, contando agora com oito mulheres entre seus membros. Essa mudança reflete o estabelecido no Regimento Interno do Ceadi, aprovado na Resolução Interna nº 284, de 24 de janeiro de 2024, que enfatiza a importância da diversidade na composição do conselho e demonstra o esforço da Anatel pela equidade de gênero.