A American Tower, empresa de infraestrutura de comunicações, alcançou um marco significativo em sua operação de Internet das Coisas (IoT) no Brasil. Neste mês de outubro, a empresa anunciou que atingiu a marca de 1 milhão de dispositivos conectados à sua rede IoT no país.
Desde o lançamento da solução IoT LoRaWAN em 2018, a empresa tem visto um crescimento constante em sua infraestrutura compartilhada, com mais de 12 bilhões de mensagens transmitidas até o momento. A cobertura da rede se estende por todo o território nacional, abrangendo 67% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, com presença em todas as capitais e no Distrito Federal.
Leia: Acordo encerra disputa sobre preço de venda da Oi Móvel para TIM, Vivo e Claro
Esse crescimento na adoção da IoT tem sido impulsionado em grande parte por parcerias estratégicas da American Tower. A empresa colabora com mais de 170 parceiros estratégicos em diversas áreas, como por exemplo o ecossistema IoT Labs. Criado e mantido em parceria com a Everynet com aproximadamente 300 soluções, abrange áreas como iluminação pública, medição de gás e água, rastreamento de ativos e cidades inteligentes.
Neste segmento, a American Tower também está implementando um sistema de digitalização da iluminação pública em Recife, em parceria com a BottomUp, que deverá ter mais de 100 mil dispositivos instalados até 2024.
O crescimento em diferentes verticais inclui um aumento de 54% no setor de iluminação pública desde 2022, enquanto a medição remota de gás e água cresceu 11 vezes em comparação a 2019. Já a vertical de rastreamento experimentou cresceu 5 vezes neste período.