A Qualcomm anunciou a nova geração Snapdragon e uma tecnologia para óculos de Realidade Aumentada (AR) durante o Snapdragon Summit 2022, que acontece até esta quinta-feira, 17, no Havaí. A empresa também revelou uma parceria com a Adobe.
A aposta da Qualcomm é que o Snapdragon 8 Gen 2 será o novo padrão da computação conectada. A plataforma foi projetada com Inteligência Artificial (IA) e “revolucionará o cenário dos smartphones flagships em 2023”, segundo Chris Patrick, senior vice president e general manager de mobile handsets da Qualcomm.
A IA embarcada permite que os usuários experimentem processamento de linguagem natural mais rápido com tradução multi-idioma e recursos avançados de câmera de IA. “O Snapdragon 8 Gen 2 aprimora automaticamente fotos e vídeos em tempo real […], que usa uma rede neural de IA para tornar a câmera contextualmente capaz de reconhecer rostos, características faciais, cabelos, roupas, céus e muito mais – e otimizá-los individualmente”, diz o comunicado da empresa.
A Qualcomm ainda garante que o novo processador é a plataforma 5G mais avançada do mundo, além de oferecer a menor latência Wi-Fi 7 e conectividade Bluetooth.
A expectativa é que a plataforma seja adotada até o final do ano por fabricantes globais e marcas como ASUS, Honor, iQOO, Motorola, Sony, Xiaomi, ZTE, entre outras.
Plataforma AR2 Gen 1
A companhia também lançou o Snapdragon AR2 para melhorar o desempenho de óculos de AR. “Construímos o Snapdragon AR2 para enfrentar os desafios únicos da Realidade Aumentada e fornecer processamento, IA e conectividade líderes do setor que podem caber em um formato elegante”, disse Hugo Swart, vice-presidente de gerenciamento de produtos XR da Qualcomm.
A empresa construiu uma arquitetura de processamento multichip combinada com blocos de IP personalizados para ajudar a criar óculos mais finos e de alta performance. O equipamento ainda tem baixo consumo de energia devido ao coprocessador AR, que permite o rastreamento ocular e a autenticação de íris para renderização foveated, otimizando as cargas de trabalho apenas para onde o usuário está olhando.
“Com os requisitos técnicos e físicos para VR/MR e AR divergentes, o Snapdragon AR2 representa outra plataforma de definição de metaverso em nosso portfólio XR para ajudar nossos parceiros OEM a revolucionar os óculos AR”, concluiu Swart.
Parceria com Adobe
A Qualcomm ainda anunciou uma parceria com a Adobe para levar Creative Cloud nativamente para a plataforma Snapdragon, o que promete melhorar a experiência de desempenho para os usuários, “incluindo super-resolução, remoção de fundo e aprimoramento de cores, edição de conteúdo em trânsito”.