Próximo foco do combate à pirataria é venda de set-top boxes, diz Ministério da Justiça

Teltime – Marcos Urupá

A Operação 404, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) com o o objetivo combater crimes praticados contra a propriedade intelectual, em específico a distribuição de conteúdos audiovisuais por meio de TV assinatura pirata e streaming, localizou 210 sites e 125 já foram retirados do ar. Já dos 100 aplicativos mapeados, cerca de 80 já foram removidos das lojas virtuais dos sistemas operacionais Android e IoS. A operação foi deflagrada na manhã desta sexta-feira, 1º de novembro, mas as investigações começaram há quatro meses.

Foram expedidos 30 mandados de busca e apreensão que, segundo o coordenador do Laboratório de Inteligência e Operações Cibernéticas do MJSP, Alessandro Barreto em coletiva na manhã desta sexta-feira na sede do Ministério, até o final do dia serão cumpridos. Ele não informou quantos mandados foram cumpridos, mas disse que foram feitas quatro prisões em flagrante. Barreto citou o caso de uma empresa de Goiás que tinha sete mil usuários de TV por assinatura ilegal. “Um dado curioso é o alto índice de reclamações que existem nas agências reguladoras sobre a qualidade das prestações desses serviços”, comentou. A operação estima que hoje existam cerca de 4,2 milhões de lares conectados a este tipo de serviço.

Leer más: https://teletime.com.br/01/11/2019/proximo-foco-do-combate-a-pirataria-e-venda-de-set-top-boxes-diz-ministerio-da-justica/