Pedro Lucas Fernandes é nomeado novo ministro das Comunicações
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta quinta-feira (10) a nomeação do deputado federal Pedro Lucas Fernandes, como novo ministro das Comunicações que, assim como o ex-ministro Juscelino Filho, é União Brasil pelo Maranhão, um partido do chamado “centrão”. A escolha atende a uma indicação do próprio partido e reforça sua presença no governo federal.
Natural de São Luís (MA), Pedro Lucas tem 45 anos e é administrador de empresas com especialização em Planejamento Governamental. Iniciou sua carreira política como vereador de São Luís, cargo que ocupou por dois mandatos consecutivos. Em 2018, foi eleito deputado federal pelo Maranhão e reeleito em 2022, ampliando sua base de apoio no estado
Na Câmara dos Deputados, destacou-se por sua atuação em temas ligados à tecnologia e inclusão digital. É autor do Projeto de Lei nº 649/21, que propõe alterações no Marco Civil da Internet, visando garantir maior transparência e direito ao contraditório aos usuários de redes sociais que tenham conteúdos removidos pelas plataformas .
Como novo ministro das Comunicações, Pedro Lucas terá o desafio de seguir com pautas da pasta como a regulação das redes sociais, postes, a implementação das infovias e ampliação da conectividade nas escolas. Sua nomeação é vista como um movimento estratégico para consolidar a base aliada do governo no Congresso e avançar em pautas prioritárias do setor de telecomunicações.