A Nokia e a Corporación Nacional de Telecomunicaciones E.P. (CNT E.P.), operadora nacional de telecomunicações do Equador, anunciaram oficialmente o lançamento da primeira rede 5G comercial do país, marcando um importante passo na transformação digital equatoriana.
Com a tecnologia 5G da Nokia, a nova rede oferece velocidades de até 1,5 Gbps, 10 vezes mais rápidas que o 4G, e latência ultrabaixa, possibilitando transmissões contínuas, downloads rápidos e conectividade estável para um número maior de usuários. A implantação abre caminho para o desenvolvimento de novos serviços digitais e inovações em áreas estratégicas como educação virtual, telemedicina, cidades inteligentes, mobilidade conectada e Internet das Coisas (IoT).
Com base na atual infraestrutura 4G da CNT, a implantação inclui 188 sites 5G em Guayaquil, maior cidade do país, e em outras regiões como Samborondón, Daule, Durán, Manta, Portoviejo, Salinas e Santa Elena, operando na banda N78, de 3,5 GHz. A iniciativa apoia a política de transformação digital do governo equatoriano e foi desenvolvida em coordenação com o Ministério das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, com o objetivo de expandir o acesso à cobertura de alta velocidade em todo o território até meados de 2026, promovendo uma sociedade digital mais inclusiva e sustentável.
“Este é um marco histórico na trajetória tecnológica do Equador. Nossa nova rede móvel 5G oferecerá conectividade mais rápida, estável e segura em todo o país, sem aumento nos preços comerciais. Além das telecomunicações, iremos utilizar as soluções avançadas da Nokia para beneficiar setores estratégicos como saúde, educação, manufatura, agricultura e transporte, com soluções baseadas em dados e inteligência artificial que melhorem a qualidade dos serviços para mais equatorianos”, afirmou Ronald Spina, gerente-geral da CNT E.P.
“A longa parceria da Nokia com a CNT E.P., fornecendo soluções em acesso móvel, redes IP, ópticas e fixas, é motivo de orgulho para nós. Temos certeza de que esta nova colaboração para o lançamento do 5G, baseada em nosso portfólio completo de soluções de Radio Access Networks (RAN), modernizará significativamente a banda larga da CNT e reforçará seu compromisso de construir um país mais inovador, competitivo e conectado”, destacou Bruno Leite, Head de Mobile Networks para a América Latina na Nokia.
A Nokia fornecerá equipamentos de seu portfólio AirScale RAN, reconhecido por seu desempenho e eficiência energética superiores. O conjunto inclui sua solução de gabinete outdoor “all-in-one” pré-integrada e portátil, projetada para reduzir significativamente o consumo de energia, além de rádios Massive MIMO, sistemas baseband e unidades remotas de rádio (RRH).
O portfólio AirScale é alimentado pela tecnologia ReefShark System-on-Chip, que garante desempenho máximo, eficiência e confiabilidade. A CNT também contará com o sistema de gerenciamento inteligente de rede MantaRay NM, com recursos de inteligência artificial e visão consolidada da infraestrutura.
A Nokia também implementará suas soluções líderes em roteamento IP — 7250 IXR e 7750 SR — e o sistema de transporte óptico 1830 Versatile WDM Transport, que fornecerão transmissão de dados de alta velocidade e baixa latência, assegurando conectividade confiável e consistente em ambientes dinâmicos. Além disso, será implantada a plataforma de automação Network Services Platform (NSP), que otimiza o gerenciamento, a operação e o fatiamento da rede de transporte. Essa solução avançada apoiará a CNT na gestão de infraestruturas críticas, como comunicações de emergência e sistemas de cidades inteligentes, garantindo eficiência e desempenho de última geração para as demandas da conectividade 5G.