Brasil | MDIC e ABDI retomam projeto de política nacional para datacenters

Convergencia Digital

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançaram nesta terça-feira (13/6) um estudo sobre o desenvolvimento de Data Centers no Brasil. O diagnóstico servirá de base para a elaboração de uma política nacional com o objetivo de ampliar a oferta interna e transformar o país num hub exportador desse tipo de serviço para os vizinhos da América do Sul.

O tema volta à mesa depois de a iniciativa por parte do Ministério das Comunicações, em 2018, quando o então secretário de Telecomunicações, André Borges, reivindicava um sistema tributário especial para a atração de datacenters. Mas nada aconteceu desde então. Sem política nacional, o Brasil, de acordo com o MDIC, possui 44 datacenters. Os setores que mais demandam os serviços de armazenamento, de acordo com o diagnóstico, são os de alimentos e bebidas (13,7%), comércio varejista e agropecuária (ambos com 9,8%), veículos e peças (7,8%) e TI e telecom (5,9%).

O levantamento aponta que haverá um salto no tráfego digital com as novas tecnologias, como internet das coisas e inteligência artificial. No caso do Brasil, a retomada do crescimento econômico também deverá contribuir para a elevação do consumo de dados – daí a necessidade de se pensar em estratégias de ampliação do setor.

“Nesse sentido”, diz o estudo, “a estratégia de atração de investimentos em data center no Brasil mostra-se uma ação alinhada aos desafios em curso para a transformação digital da economia”, dando ao Brasil maior segurança interna e mais competitividade no cenário internacional.

A realização do diagnóstico teve a parceria das empresas Frost&Sullivan e Prospectiva. Foram avaliados o cenário internacional, as condições de investimento e os custos específicos do setor, além de pontos como qualificação da mão de obra, regulação, harmonização de normas e outros fatores relativos à construção e manutenção de infraestrutura para Data Centers no Brasil. Para cada um dos tópicos, o documento propõe ao governo uma série de iniciativas.

Ler mais…