O Itaú Unibanco anuncia a chegada do Pix por Aproximação diretamente no Superapp Itaú, tornando o pagamento nas maquininhas ainda mais simples ao eliminar a etapa de escanear o QR Code. Agora, o cliente só precisa abrir o aplicativo, aproximar o celular, confirmar a senha e concluir a transação. A solução amplia a conveniência e a segurança das transações instantâneas, reforça o portfólio Pix já disponível na carteira digital do Google e passa a contemplar usuários de Android que optam pelo aplicativo do banco para realizar operações. Além disso, um dos diferenciais é que a novidade oferece a possibilidade de parcelar compras realizadas à vista nas maquininhas, garantindo mais conveniência ao consumidor.
A experiência do Pix por Aproximação foi desenhada com múltiplas camadas de segurança, desde a autenticação no dispositivo até a criptografia das informações durante a transação. Cada pagamento é autorizado com os mesmos padrões de proteção já presentes no Superapp Itaú, – o cliente define o limite diário (sendo o valor máximo de R$500 por transação) – garantindo que os dados permaneçam sigilosos e a operação, totalmente segura.
Além disso, as transações seguem todas as diretrizes do Banco Central e utilizam a infraestrutura do próprio Pix, que opera com rastreabilidade e liquidação imediata.
Facilidades do Pix por Aproximação
As soluções de Pix por aproximação buscam oferecer flexibilidade para diferentes perfis de clientes. Quem já utiliza pagamentos por aproximação com frequência pode optar pela Carteira Digital do Google, que permite pagar sem abrir o app. Já para quem prefere acompanhar tudo pelo aplicativo ou não tem o hábito de usar aproximação, o Pix direto no Superapp é ideal: basta abrir, aproximar e confirmar. Além disso, lojistas e maquininhas já estão preparados para receber pagamentos via Pix por aproximação, garantindo uma experiência simples e segura. Essa estratégia assegura que o cliente escolha a forma que melhor se adapta ao seu comportamento e necessidades, seja pela praticidade máxima ou pelo controle total no momento do pagamento.
“A segurança está no centro de todas as nossas iniciativas. O Itaú Unibanco investe de forma consistente em inovação, automação e proteção digital, com foco na modernização dos meios de pagamento no Brasil. O Pix representa um marco na transformação financeira do país, e acompanhamos essa evolução priorizando a experiência do cliente e a confiabilidade das transações. Essa entrega no Superapp reforça nosso compromisso em tornar o pagamento instantâneo mais acessível e seguro”, afirma Mario Miguel, diretor de Pagamentos para Pessoa Física do Itaú Unibanco.
Protagonista na construção da solução, o Itaú anunciou o Pix por Aproximação em 2024; desde novembro, clientes do banco e de demais instituições financeiras já podem realizar pagamentos com o Pix NFC em todas as laranjinhas – as maquininhas de pagamento do Itaú, operadas pela Rede. Além dos benefícios para os consumidores, a solução traz mais rapidez e conveniência para os estabelecimentos comerciais ao reduzir o tempo das transações (sem a necessidade da leitura do QR Code) e melhorar a experiência de compra – além da compensação do pagamento em tempo real.
Simples, rápido e seguro — direto no Superapp
Para pagar as compras presencialmente, basta seguir os seguintes passos:
- Pedir para pagar com Pix
- Ao abrir o app Itaú, selecionar o atalho “aproximar para Pix” na tela inicial.
- Aproximar e escolher a forma como quer fazer o Pix.
- Colocar a senha e tá feito.
O pagamento é realizado em segundos, sem necessidade de escanear QR Code.