Investimento estrangeiro em telecomunicações e computação no Brasil aumenta 6,5% no primeiro semestre de 2025
O Brasil registrou investimentos estrangeiros de US$ 3,32 bilhões (R$ 18,6 bilhões) no primeiro semestre de 2025 nos setores de telecomunicações, computação e informação, o que representa um aumento de 6,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados do Banco Central do Brasil analisados pelo Ministério das Comunicações.
Em nota, o Ministério destaca que o crescimento pode ser explicado principalmente pela expansão das redes 5G e da banda larga fixa.
“Temos trabalhado intensamente para ampliar a conectividade e levar a inclusão digital a todas as regiões, por meio de acordos internacionais com grandes empresas de telecomunicações. Com programas como o Norte Conectado, além do diálogo contínuo com as operadoras, conseguimos antecipar os prazos de cobertura do 5G, levar o 4G às rodovias federais e impulsionar a digitalização no interior do país”, afirmou o Ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
O órgão governamental também destaca seu trabalho para tornar o Brasil um destino estratégico de investimentos. Por exemplo, reuniu-se recentemente com representantes dos setores de fibra óptica, data centers e equipamentos na China.
“Estamos abrindo caminho para que mais empresas invistam no Brasil e contribuam para nossos esforços de conectar todo o país, gerando empregos e transformando vidas por meio da tecnologia”, afirmou o ministro durante a missão internacional ao país.
O Ministério também espera que esse investimento se reflita no aumento da cobertura 5G, que atualmente passou de 352 municípios em dezembro de 2023 para 1.504 cidades em junho deste ano. Os acessos de banda larga fixa chegarão a 52 milhões até o final de 2024, com um crescimento de 13,5% nas conexões de fibra óptica.