IHS Brasil e I-Systems lançam soluções em conjunto

*IHS Brasil, subsidiária da IHS Towers, uma das maiores empresas de infraestrutura compartilhada de comunicações do mundo, e a I-Systems, especialista em rede compartilhada de fibra óptica, estão lançando algumas soluções em conjunto que posicionam a IHS como uma InfraCo na América Latina e possibilitam mais qualidade nos serviços oferecidos por ISPs e operadoras e, ao mesmo tempo, menos impacto visual.

“O mercado tem percebido cada vez mais como é conveniente contar com as infraestruturas neutras que oferecemos. Com elas, ISPs e operadoras regionais podem ampliar seu alcance com mais agilidade e menor custo, dedicando-se à prestação de seus serviços, enquanto nós cuidamos de toda a infraestrutura necessária. Para isso, a associação de torres e fibra ótica é natural e indispensável, principalmente na atual demanda por soluções de conectividade de rua”, afirma Farès Nassar, head Latam e VP de Inovação do grupo IHS.

Com presença crescente na América Latina, a IHS Towers oferece ao mercado colocation, Buit-to-Suit (BTS), Small Cells e Distributed Antenna System (DAS). Soluções que podem ser aplicadas em zonas rurais e centros urbanos, comunidades e periferias, aeroportos, shoppings, rodovias, túneis, estádios de futebol, metrô, condomínios residenciais e corporativos.

Em total sinergia, a rede de fibra óptica de alta capilaridade da I-Systems pode ser usada simultaneamente por diversos ISPs e operadoras, permitindo práticas sustentáveis, com mais agilidade, menor custo, evitando sobreposição de estruturas e ampliando o acesso à Internet de alta qualidade. A empresa oferece produtos e serviços em fibra ótica neutra (FTTP, FTTH, FTTS, FTTB e FTTR) e Wi-Fi Mesh.

A colaboração entre as duas empresas possibilita a oferta de soluções aderentes às demandas do 5G, como Micro Edge Data Centers. Aproveitando o espaço disponível nos pontos com infraestrutura da IHS Brasil e a rede de fibra da I-Systems, presente em 41 cidades nas principais regiões metropolitanas do país, é possível instalar gabinetes compactos e modulares localizados mais próximos dos usuários finais. Essa proximidade permite um processamento de dados rápido, garantindo latência reduzida e uma experiência de usuário aprimorada, especialmente crucial para serviços de telecomunicações sensíveis à latência, como Surveillance as a Service.

As empresas também desenvolvem Street Level Solutions, projetadas com base na rede neutra de fibra óptica da I-Systems e utilizando a expertise em engenharia    de Torres da IHS, para melhorar a cobertura e a capacidade das redes de telecomunicações móveis em ambientes urbanos. A solução busca mitigar desafios como interferências, zonas de sinal morto e congestionamento de rede devido à alta densidade de usuários.

Uma grande novidade em SLS é o banco de praça (banco de conectividade) do Rio de Janeiro, nova solução de conexão integralmente harmonizada ao ambiente urbano. Desenvolvida a partir de alinhamento conjunto entre IHS Towers, I-Systems, Bipar Energia Telecomunicação e Indústria Metalúrgica e Prefeitura do Rio de Janeiro, a solução feita em concreto é semelhante aos demais bancos da cidade e, devido à conexão por fibra óptica, pode servir a várias antenas, interferindo minimamente na paisagem local.

Como a solução similar já implantada em Ouro Preto (MG), com autorização do IPHAN, o formato de banco permite implantação que respeita o entorno e as características arquitetônicas e históricas de cada cidade, em locais como parques e praças públicas, com menor impacto visual e, do ponto de vista técnico, com todas as funcionalidades de um equipamento tradicional, atendendo muito bem a necessidade de adensamento de rede das operadoras, que aumenta com a chegada do 5G. Esta inovação também pode ser vista em formato de outros produtos, como floreiras.

Informações da assessoria