Embratel “hiperconecta” planta de 7 km² da Usiminas com rede privativa 4G e 5G

Leer en español

A Embratel, marca da Claro, desenvolveu uma solução personalizada para cobrir a planta de 7 km² da Usiminas em Ipatinga, Minas Gerais, com uma rede privativa LTE e 5G. No próximo ano, o projeto será expandido para a planta da Usiminas em Cubatão, São Paulo.

A operadora reutilizará sites existentes que receberão novos rádios e setores, mas também implantará novos sites e reforços pontuais para garantir a cobertura completa, indoor e outdoor. As conexões ópticas serão instaladas em pontos-chave para garantir resiliência e disponibilidade de rede, num plano de arquitetura full-edge.

Leia também: Ministro altera portaria sobre rede privativa do governo

“Por se tratar de uma operação com processos industriais complexos, foi planejado o uso de um core redundante, configurado para operar em alta disponibilidade, para alta resiliência”, disse a Embratel em comunicado.

Segundo a empresa, a rede está preparada para suportar milhares de dispositivos conectados, o que permitirá o uso simultâneo de diversas soluções de IoT, uma necessidade da Usiminas para aumentar a eficiência e a segurança nas operações de logística, manutenção e atendimento.

Fernando Carrizo, CIO da Usiminas, ressaltou que a parceria está integrada ao avanço da chamada Indústria 4.0, mirando a implementação de automação industrial e de inteligência artificial (IA).