A Eletronet, em parceria com a Ciena, anunciou o alcance inédito de capacidade de transmissão ao alcançar 1,6 Tb/s (terabits por segundo) em uma única onda óptica, utilizando a tecnologia WaveLogic 6 Extreme (WL6e) da Ciena sobre a rede OPGW da Eletronet.
O diferencial está na infraestrutura exclusiva da Eletronet, cujos cabos OPGW consistem em fibras ópticas embutidas em cabos de proteção da rede elétrica, o que garante alta estabilidade e segurança. Com essa base, o uso do transponder WL6e possibilitou a maior capacidade de transporte de dados de longa distância no Brasil.
Para tal foram realizados dois testes: O primeiro ocorreu em um trecho de 40 km na região metropolitana de São Paulo, conectando o Data Center Granja Julieta ao Equinix SP4. Nesse cenário, a transmissão de 1,6 Tb/s superou em cerca de 60% a capacidade padrão anterior, que era de 1 Tb/s, e foi realizada simultaneamente ao tráfego de clientes sem interromper os serviços, demonstrando a compatibilidade da tecnologia com a rede existente.
Em uma segunda fase, a Eletronet testou a transmissão em um percurso de longa distância de mais de 1.500 km entre São Paulo e Porto Alegre. Com apenas um transponder em cada extremidade e sem regeneração de sinal, o sistema atingiu 1,2 Tb/s, atravessando uma rede flexível com mais de 15 ROADMs (Reconfigurable Optical Add-Drop Multiplexers), mantendo qualidade e integridade do sinal.
Segundo Cassio Lehmann, CRO da Eletronet, o resultado dos testes confirma a capacidade da empresa em atender as demandas mais exigentes do mercado brasileiro, especialmente com o uso da tecnologia WL6e.
Para a Ciena, o projeto evidencia avanços na infraestrutura nacional de telecomunicações, permitindo suportar o crescimento da conectividade no país com maior desempenho e eficiência energética.A Eletronet modernizou toda sua rede óptica em 2024, adotando equipamentos da Ciena para garantir uniformidade e eficiência.