Eletronet adota agente de IA para modernizar iniciativas de RH

Eletronet, referência de Telecom e TI, anuncia a implementação de Inteligência Artificial (IA) em sua área de recursos humanos, buscando tornar a seleção de novos profissionais mais rápida e eficiente. A plataforma SophIA, uma agente de IA especializada em recrutamento desenvolvida pela StarMind, irá apoiar a empresa a organizar etapas preliminares de processos seletivos e a automatizar as primeiras entrevistas.

Utilizando processamento de linguagem natural, modelos de análise de comportamento, machine learning e avaliação semântica para conduzir entrevistas personalizadas, aplicar testes comportamentais e gerar relatórios, a agente de IA possibilitará mais agilidade na escolha de candidatos. Ainda permitirá que o RH concentre esforços nos momentos realmente decisórios da contratação, dedicando mais tempo às atividades estratégicas. O projeto está em fase de implementação com os primeiros pilotos em andamento.

“A adoção de IA em atividades de RH marca o início de uma nova trajetória da companhia, que está em fase de expansão acelerada, o que demanda fluxos mais estruturados e integrados para acompanhar esse ritmo”, explica Rogério Garchet, CEO da Eletronet. Segundo o executivo, a transformação digital começa pelas pessoas e a SophIA chega para elevar o nível de recrutamento, fazendo com que o talento certo chegue à empresa. “Prevemos ampliar nosso quadro de colaboradores em 2026 e acreditamos que a tecnologia será um importante alicerce para isso. O uso da IA é um passo natural e estratégico, que reforça nosso compromisso com a atração de profissionais alinhados ao futuro que estamos construindo”, afirma.

Essa jornada de inovação na área nasce diante dos desafios crescentes na rotina de RH da Eletronet, como o aumento no volume de vagas abertas, a necessidade de fornecer respostas mais rápidas às áreas internas e a maior complexidade envolvida na avaliação dos perfis profissionais. Com esse cenário e processos antes muito dependentes de ações manuais, tornou-se essencial ter uma abordagem mais moderna e inteligente, capaz de atender a evolução da empresa e elevar a qualidade das decisões de contratação.

A utilização da IA parte da configuração na própria plataforma dos requisitos da vaga pelo time de RH, como competências técnicas, habilidades comportamentais, experiências mínimas, certificações, idiomas e disponibilidade. Ao acessar a vaga, os interessados podem iniciar imediatamente uma entrevista por voz ou texto com a agente. As perguntas são construídas em tempo real e ajustadas conforme cada resposta do candidato, aprofundando pontos relevantes para a função. Durante a conversa, a agente de IA registra as informações fornecidas, identifica padrões, analisa coerência, clareza e pertinência e, quando necessário, aplica um teste comportamental. Em seguida, a SophIA compara os dados coletados com o conteúdo do currículo, verificando a consistência entre o que foi declarado e o histórico profissional. Essa análise cruzada permite avaliar o grau de compatibilidade, a experiência real e o alinhamento com os requisitos da posição.

Os resultados das entrevistas são apresentados em um painel, no qual a IA processa todas as informações de forma automática e destaca pontos fortes e pontos de atenção do participante, além de uma pontuação (score) em relação à adequação do profissional com a vaga. Nesse mesmo ambiente, ainda é possível visualizar um ranking dos candidatos, permitindo que o recrutador identifique rapidamente os perfis mais aderentes à oportunidade e siga com as próximas etapas do processo, que também incluem entrevistas com gestores.

“Seguimos padrões elevados de segurança e armazenamento de dados. Todas as informações tratadas pela plataforma de IA seguem as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), com acompanhamento jurídico e de governança da própria Eletronet, além de revisões humanas periódicas para evitar vieses e garantir alinhamento ético”, afirma Leandro Ockner, Diretor Executivo da StarMind. De acordo com o executivo, com os filtros e critérios definidos pelo RH e gestores da Eletronet, a SophIA mantém consistência, imparcialidade e respeito às diretrizes internas. “Isso garante mais qualidade aos processos seletivos e melhor experiência para candidatos e equipes da companhia”, diz.

De acordo com Claudia Gusukuma, Gerente de Gente e Gestão da Eletronet, a adoção da plataforma reforça a cultura orientada a dados e de inovação já muito presente na empresa. “Esperamos que a IA reduza significativamente o tempo de resposta às áreas solicitantes e as tarefas manuais do RH, aumentando a produtividade das equipes e a satisfação dos colaboradores com a organização dos processos seletivos. Temos planos de expandir o uso da IA para capacitação, avaliações contínuas e automações de outros fluxos internos, ampliando a eficiência operacional e fornecendo ainda mais suporte estratégico à liderança. Acreditamos que essa evolução trará impactos diretos na experiência dos times e na qualidade das entregas do RH”, afirma.