EBANX e XTransfer possibilitam pagamento via Pix entre empresas da América Latina

XTransfer, plataforma chinesa de pagamentos B2B transfronteiriços, e o EBANX, empresa de tecnologia global especializada em pagamentos em mercados emergentes, anunciaram uma parceria estratégica para simplificar os pagamentos B2B na América Latina. A colaboração permitirá que os clientes da XTransfer – pequenas e médias empresas (PMEs) de todo o mundo que trabalham com importação e exportação – operem na economia digital da LatAm com maior facilidade e eficiência.

Enquanto os pagamentos B2C, feitos pelos consumidores, são em sua maioria digitalizados e fáceis de usar, boa parte das empresas e empreendedores em mercados em ascensão depende de opções mais complexas, demoradas e não digitais. Os pagamentos B2B tradicionais levam até 14 dias para serem confirmados e envolvem até seis intermediários, muitas vezes com baixa visibilidade e altas taxas, de acordo com o estudo anual do EBANX, Beyond Borders 2024.

A América Latina emergiu rapidamente como uma potência na economia digital, com um mercado em crescimento pronto para inovações em pagamentos B2B. Com um percentual crescente de empresas comprando online (por exemplo, 64% no Brasil e 85% na Colômbia, segundo a OCDE e a UNCTAD), há uma oportunidade significativa para simplificar processos e aumentar a eficiência dessas transações.

Por meio desta parceria, o EBANX processa pagamentos via Pix para a XTransfer no Brasil, além de processar pagamentos em outros quatro mercados-chave da América Latina – Chile, Colômbia, México e Peru – com todos os controles necessários em uma plataforma robusta e segura, focando em métodos de pagamento alternativos como transferências eletrônicas e bancárias, carteiras digitais, e vouchers que permitem pagamento em dinheiro.

A oferta está alinhada com as preferências na América Latina: dados internos do EBANX mostram que mais de 75% das transações B2B na sua plataforma são pagas com métodos alternativos, ou seja, que não são cartões. Esta colaboração aproveita a expertise do EBANX em métodos de pagamento locais, para oferecer aos clientes da XTransfer que vendem para a América Latina soluções de pagamento eficientes e integradas. Isso permite que empresas de todo o mundo participem do comércio transfronteiriço com confiança na região da América Latina.

Estamos entusiasmados em fazer parceria com a XTransfer, expandir nossa presença na região Ásia-Pacífico e apoiá-los em sua aceleração na América Latina,” diz Wei Duan, VP de Ásia no EBANX. “Esta parceria é um marco significativo para ambas as empresas, considerando todo o potencial do mercado latino-americano para negócios digitais globais. Juntos, podemos oferecer soluções de pagamento eficientes que atendem às necessidades únicas de exportadores e importadores nesta região dinâmica”.

Eduardo de Abreu, VP de Produto no EBANX, acrescenta: “Os pagamentos entre empresas representam a próxima fronteira para as fintechs, e o EBANX está mais uma vez na vanguarda, investindo em soluções que atendem às demandas deste segmento. A importância dos pagamentos alternativos para transações B2B não pode ser subestimada, e estamos comprometidos em fornecer ferramentas financeiras inovadoras e intuitivas para os negócios”.

Alice Yao, Cofundadora e CRO da XTransfer, comenta: “O mercado latino-americano é fundamental para nossos planos de expansão global e crescimento. Fazer parceria com uma instituição de pagamentos locais líder como o EBANX nos permite navegar pelas complexidades do cenário de pagamentos da região com facilidade. A profunda compreensão do EBANX sobre métodos de pagamento locais e sua infraestrutura robusta nos permitirá atender melhor nossos clientes e impulsionar o crescimento neste mercado-chave”.

Ao cooperar com bancos multinacionais reconhecidos como JP Morgan, Deutsche Bank, DBS, e instituições de pagamento líderes em mercados em ascensão como o EBANX, a XTransfer tem fornecido serviços financeiros transfronteiriços com boa experiência de usuário para PMEs em escala global.

Pensando em empresas desse porte, a XTransfer construiu uma rede global unificada de compensação multi-moedas e uma infraestrutura automatizada e inteligente de controle de risco de lavagem de dinheiro. “A XTransfer usa a tecnologia como uma ponte para conectar grandes instituições financeiras e PMEs em todo o mundo, permitindo que as PMEs desfrutem do mesmo nível de serviços financeiros transfronteiriços que as grandes corporações multinacionais”, acrescenta Alice.

Informações da assessoria