Digitaliza Brasil já levou o sinal digital de TV a quase 80% dos municípios

Em 2023, o sinal digital de TV chegou diariamente a uma média de três municípios brasileiros que, até então, só contavam com a transmissão televisiva em sinal analógico. Por meio do programa Digitaliza Brasil, do Ministério das Comunicações (MCom), a tecnologia estreou na TV de moradores de 561 cidades só no primeiro semestre deste ano.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, reforça que a meta é desligar o sinal analógico de TV em todo o País até dezembro de 2023: “queremos que todos os brasileiros tenham acesso à tecnologia – que além de melhorar a qualidade do som e imagem, possibilita a inserção de mais canais, diversificando a programação.”

O estado mais contemplado – de janeiro a junho de 2023 – foi a Bahia, com 100 municípios. Em seguida, está o Paraná, com 73 cidades; Santa Catarina, com 66, e Pernambuco com 53; além do Rio Grande do Sul, onde a transmissão em sinal digital foi iniciada em 52 municípios.

Josefa Tais Sousa da Costa é moradora do município de Bananeiras (PB) e recebeu o kit de conversor digital em casa. Ela mesma fez a instalação, sem dificuldade, e conta a diferença que passou a ver na TV: “a imagem ficou muito melhor, mais colorida que antes e, além de tudo, sintonizou mais canais”. Assim como a política pública chegou à paraibana, o Digitaliza Brasil prevê que o sinal digital alcance, no total, as TVs de 23 milhões de brasileiros.

Informações do Ministério das Comunicações