Alckmin diz que diálogo entre Lula e Trump inclui “oportunidade de data centers”

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, confirmou nesta segunda-feira (27) que o diálogo reaberto entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos abrange temas além das tarifas, citando uma “oportunidade de data centers no Brasil”.

“Foi muito positivo, o diálogo se estabelece e agora se aprofunda. Então, acho que agora nós vamos aprofundar o diálogo: conversa tarifária, não tarifária, oportunidade de data center no Brasil, terras raras, possibilidade na área do agro”. Em conversa com jornalistas, Alckmin também defendeu a Medida Provisória (MP) que estabeleceu o ReData, política de incentivos ao setor.

Os presidentes Luis Inácio Lula da Silva e Donald Trump se reuniram no último domingo (26) na Malásia, em ocasião do evento Association of Southeast Asian Nations (ASEAN) Summit que reuniu diversas lideranças asiáticas. 

Lula insistiu na retirada de medidas tarifárias que vinham afetando exportações brasileiras, enquanto do lado americano, houve disposição para diálogo, ainda que sem compromisso público imediato de remoção total das tarifas. Os presidentes podem ter ainda uma segunda conversa no Brasil ou nos EUA.

Após o encontro, a Casa Branca publicou um trecho da fala de Trump: “É uma grande honra estar com o presidente do Brasil… Acho que devemos ser capazes de fazer alguns acordos muito bons para ambos os países… Sempre tivemos uma boa relação — acredito que ela continuará.”

Alckmin afirmou que os próximos passos e um encontro subsequente serão definidos após o retorno do presidente Lula de sua viagem à Ásia, onde também visitou o presidente Prabowo Subianto, da Indonésia – que recém integrou o BRICS –, e declarou que irá concorrer novamente às eleições de 2026.

Com informações da Agência Brasil.