Criado Grupo de Trabalho para propor regulamentação da TV 3.0

O Ministério das Comunicações (MCom) instituiu, nesta terça-feira (11/7), o Grupo de Trabalho responsável por propor a regulamentação aplicável à TV 3.0. O secretário de Comunicação Social Eletrônica, Wilson Wellisch, vai presidir o GT TV 3.0, do qual também participam representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); do Ministério da Fazenda; e de entidades representativas do setor de radiodifusão.

Esta é uma nova etapa da preparação para a chegada da TV 3.0 ao País, prevista para 2025. O GT TV 3.0 deve entregar uma proposta de regulamentação até 31 de dezembro de 2024. Segundo Wellish, o novo padrão de televisão digital pode revolucionar a forma como o brasileiro acessa conteúdos. “A tecnologia e o sistema da TV 3.0 serão totalmente inovadores e permitirão que o usuário não só interaja com a programação, mas conte com a maior qualidade possível de imagem e som”, apontou.

Mas, conforme destaca o secretário, não é simplesmente melhoria na qualidade de som e imagem – que pode chegar a 8K –, mas uma revolução no modelo de negócios do setor, possibilitando o comércio online por meio do conteúdo transmitido. “A tecnologia trará novas oportunidades para os radiodifusores por meio do casamento do sinal de TV digital com a conectividade”, refletiu.

Características da TV 3.0

• Qualidade audiovisual superior à geração anterior de TV Digital, com transmissões em até 8K

• Recepção que pode ser fixa (com antena externa e interna) ou móvel

• Integração entre conteúdo transmitido pelo serviço de radiodifusão e pela internet

• Interface de usuário baseada em aplicativos

• Segmentação de conteúdo de acordo com localização geográfica dos telespectadores

• Personalização de conteúdo de acordo com as preferências dos telespectadores

• Uso otimizado do espectro de radiofrequências destinado ao serviço de radiodifusão de sons e imagens e aos serviços ancilares; e

• Novas formas de acessar conteúdos culturais, educativos, artísticos e informativos

Veja a lista completa com os nomes dos integrantes do GT da TV 3.0

Informações do Ministério das Comunicações