Conexis e GSMA fecham parceria para acelerar adoção do Open Gateway no Brasil

A GSMA e a Conexis Brasil Digital assinaram um memorando de entendimento para promover no país a adoção do GSMA Open Gateway, iniciativa global para transformar redes móveis em plataformas programáveis por meio de APIs padronizadas. O acordo prevê ações conjuntas com setores econômicos, governo e sociedade, como eventos e estudos técnicos.

Lançado no Brasil em 2023, o Open Gateway já reúne 72 grupos de operadoras no mundo, representando 78% das conexões globais. O país é um dos líderes na implementação: além das APIs de verificação de número, troca de SIM e localização de dispositivo, acaba de ser lançada a quarta funcionalidade: a API KYC, que permite validar dados cadastrais dos usuários junto às operadoras, reforçando o combate a fraudes digitais.

As APIs estão disponíveis nos portfólios das operadoras Claro, TIM e Vivo e são voltadas especialmente a instituições financeiras, varejo e serviços digitais. Todas operam em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e foram desenvolvidas com base no conceito de “privacy by design”.