Conexis comemora nova lei estadual de antenas sancionada em Goiás

O presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, e coordenador de infraestrutura da entidade, Diogo Della Torres, participaram ontem terça-feira (14) de evento promovido pelo Governo do Estado de Goiás com o objetivo de apresentar e discutir a legislação sancionada pelo Estado aos gestores de 48 municípios contemplados com a liberação do sinal do 5G pela Anatel.

A lei nº 21.774, de 4 de janeiro de 2023, institui a Política Estadual de Estímulo à Implantação de Tecnologias de Conectividade Móvel, e cria as diretrizes necessárias para implementação de infraestrutura do setor de telecomunicações. A intenção do Executivo Estadual é facilitar e padronizar a legislação de antenas em seus municípios.

“Os principais desafios atuais para avançar com o 5G são, exatamente, a falta de legislação específica para o tema e regras consistentes para o licenciamento de antenas. Este estímulo do Governo de Goiás irá fomentar os municípios a sancionarem as leis com brevidade, gerando benefícios para toda a população”, afirma Torres.

Para o presidente-executivo da Conexis, a ação realizada em Goiás deve ser vitrine para outros Estados que enfrentam as mesmas dificuldades. “A pauta legislativa que envolve o 5G requer uma adesão ampla e célere, pois a tecnologia é essencial para desenvolver a economia no país. O Estado de Goiás percebeu tal importância. Certamente, esta lei irá estimular os municípios do Estado a modernizaram seus arcabouços municipais e garantirem um ambiente favorável a expansão da tecnologia”, finaliza Ferrari.

Representando o governo do estado de Goiás estavam o governador Ronaldo Caiado; o vice-governador Daniel Vilela; o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima; o presidente da Goiás Telecom, Hipólito Prado; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás, Robson Domingos e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico.

*Com assessoria de imprensa.