Como a IA tem beneficiado o setor telecom na China
Impulsionada por maior domínio tecnológico, estatal de telecomunicações amplia leque de serviços com IA.
Xangai, China.- A estatal China Telecom tem aproveitado o desenvolvimento da inteligência artificial (IA) para ampliar seus negócios, agregando novos produtos e serviços digitais, conforme mostrou nesta quarta-feira, 26, no MWC24, em Xangai.
Com uma ação abrangente, grandes modelos próprios de IA e telecomunicações multimodais, a empresa tem focado no setor industrial, de transporte e casas inteligentes, entre outros.
Neste último, mais voltado para clientes finais, a empresa faz parceria com plataformas de IA para dispositivos domésticos, possibilitados por sua rede 5G ou de fibra, para oferecer serviços de assistência virtual 24 horas por dia.
“Estamos utilizando IA para aprimorar a segurança residencial e a navegação na internet com estratégias dinâmicas de prevenções de fraudes online, até soluções como fechaduras de vídeo com reconhecimento de estranhos”, explicou Su Xiaoming, diretor da China Telecom.
O executivo reforçou que a empresa tem expandido suas capacidades de IA para áreas rurais, apoiando a revitalização digital e o desenvolvimento agrícola inteligente.
Pode interessar: Huawei não descarta volta de seus smartphones no Brasil
Telecom, IA e cloud
A China Telecom também tem implementado no país, sua estratégia de “Cloud Reform and Speed-up” (Reforma em Nuvem e Aceleração), focando em quatro direções tecnológicas e sete indústrias estratégicas de informação.
Entre suas principais iniciativas estão os avanços em computação em nuvem, destacando sua plataforma Tianyi Cloud 4.0, que alcançou uma integração completa de tecnologias de ponta, promovendo a evolução para uma nuvem autônoma com centros de recursos em Xangai e Pequim.
A empresa também tem desenvolvido capacidades em nuvem privada, incluindo plataformas para vendas, agregação e distribuição, além de unificar o gerenciamento da capacidade computacional privada.