Citel aprova diretrizes para uso compartilhado da faixa de 6 GHz
A Comissão Interamericana de Telecomunicações (CITEL) aprovou as diretrizes técnicas e operacionais para o uso de Sistemas de Acesso Sem Fio (WAS) e Redes Locais Sem Fio (RLAN) na faixa de frequência de 6 GHz (5.925 a 7.125 MHz).
O documento foi apresentado durante a 44ª reunião do Comitê Consultivo Permanente II sobre Radiocomunicações, que ocorreu entre os dias 23 a 27 de setembro de 2024 em Mérida, no México. O Brasil, que participou da elaboração do documento, já vislumbra uma divisão da faixa entre o wi-fi e o IMT, conforme nota de rodapé firmada na Conferência Mundial de Radiocomunicações de 2023 (WRC-23).
Um ponto importante destacado no documento é a necessidade de proteger os serviços existentes ao autorizar dispositivos WAS/RLAN nessa faixa de frequência, principalmente em áreas de fronteira.
Leia também: Anatel México cita iniciativas de Brasil: “Estamos en la contracorriente”
A recomendação sugere que os Estados Membros da OEA (Organização dos Estados Americanos) adotem padrões internacionais reconhecidos para implementar condições técnicas e operacionais que facilitem a convivência dos dispositivos WAS/RLAN e a proteção dos serviços incumbentes.
O documento também inclui um anexo com diretrizes sobre parâmetros técnicos específicos e um convite para que os Estados Membros forneçam informações adicionais que possam complementar a recomendação.