Cirion terá novo data center de 60 MW no Rio
Empresa anunciou aquisição de novo terreno com 15 mil m2 com capacidade crítica de colocation e eficiência energética.
A Cirion anunciou um novo data center no Rio de Janeiro, o RIO2, previsto para iniciar seus serviços em 2026. Localizado no bairro de São Cristóvão, o novo empreendimento de 15 mil m2, será adjacente ao RIO1 e terá capacidade de 60 MW, para suportar a crescente demanda regional.
Este projeto, respaldado pela Stonepeak, faz parte de uma expansão mais ampla da Cirion na América Latina, incluindo desenvolvimentos no Chile e no Peru, além da recente ampliação de suas instalações em São Paulo, conforme antecipou a DPL News.
“Esses projetos garantem escalabilidade contínua para os clientes da Cirion, à medida que a transformação digital e a adoção da nuvem continuam a proliferar rapidamente na América Latina”, ressalta a empresa em comunicado.
O novo data center carrier-neutral, nascerá com tecnologia verde, com melhora na eficiência energética e constituirá o quarto ativo da Cirion no Brasil. Ele estará conectado diretamente por meio de rotas primárias e redundantes de fibra escura ao restante da plataforma brasileira da Cirion, que compreende os campus de São Paulo (SAO1), Rio de Janeiro (RIO1) e Curitiba (CUR1).
Relacionado: Brasil pode ser líder de data centers verdes até 2027
A Cirion oferece, através de sua plataforma, serviços de colocation, conectividade cruzada e recuperação de desastres para suprir as demandas de hyperscalers, operadoras, provedores de conteúdo e empresas.
Como diferencial, a empresa pontua que, dessa forma, seus clientes têm a possibilidade de se conectar diretamente com mais de 100 provedores de serviços de rede e com os principais fornecedores de nuvem pública da região, por meio de conectividade ponto a ponto.