Tele.síntese – Rafael Bucco
O Ministério das Comunicações (MCom) enviou ofício à Anatel na última semana avisando a agência para desconsiderar a Infovia 07 como parte da obrigação presente no edital 5G relativa ao Programa Amazônia Integrada e Sustentável (PAIS). O programa previa a construção de sete, agora seis, infovias subfluviais instaladas no leito dos rios do Norte do país a fim de levar conectividade à população ribeirinha.
No entanto, um dos trechos considerados na minuta do edital, a Infovia 07, foi construído pelo Exército no âmbito do Programa Amazônia Conectada. O trecho, portanto, já existe. A rede já feita que seria a Infovia 07 interliga Barcelos (AM) a São Gabriel da Cachoeira (AM). Mas foi construída dentro do projeto militar que jogou fibra óptica ao longo do rio Negro, interligando Manaus (AM) a Barcelos (AM).
“Nesse sentido, a Infovia 07 pode ser removida do rol de obrigações do Edital 5G, devendo-se providenciar as adequações pertinentes, relativas a esse trecho”, informou o secretário de telecomunicações, Artur Coimbra, no ofício enviado ao conselheiro Carlos Baigorri e ao presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais no dia 26 de agosto.
Mais informações: https://www.telesintese.com.br/uma-das-infovias-do-norte-conectado-sera-retirada-do-edital-5g-motivo-ja-existe/