Brasil | TV 3.0: Governo quer aumentar número de canais, mas falta espectro

Tele.Síntese

De olho na TV 3.0, o Governo comunicou à Anatel, em junho, plano de ampliar a quantidade de canais disponíveis em TV aberta e em FM em todas as capitais e cidades com mais de 200 mil habitantes. A revelação partiu do vice-presidente da Anatel, Moisés Moreira, durante a reunião do conselho diretor da autarquia.

O ofício do MCOM chegou à Anatel em 15 de junho, solicitando a reserva de espectro para criação de ao menos um novo canal em cada cidade.

O pedido gerou preocupação, já manifestada pela da área técnica da agência ao MCOM, uma vez que praticamente não existe frequências disponíveis em UHF.

“Em regiões metropolitanas, seria necessário liberar mais canais, por comportarem várias cidades com 200 mil habitantes ou mais. Em São Paulo, seria preciso disponibilizar 16 canais”, exemplificou Moreira.

Segundo ele, a Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação apontou dificuldade em reservar o recurso por conta, entre outros fatores, da ocupação das faixas por canais de TVA (TV por assinatura transmitida por UHF) que, em alguns casos, sequer têm assinantes.

Ler mais…