Propósito da tele é utilizar a energia solar gerada para consumo próprio. Acordo une a operadora a fundo de investimentos Brookfiled na construção de usinas próprias de energia renovável
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprovou, sem restrição, a formação de consórcios entre a Telefônica Brasil e a Santo Afonso Energética para a implementação e exploração conjunta de quatro centrais geradoras de energia elétrica de matriz solar fotovoltaicas localizadas no município de Janaúba, no estado de Minas Gerais. Para a tele, a operação possibilitará a autoprodução e, consequentemente, a utilização da energia gerada para suprir parcialmente suas necessidades de consumo. Já para a Santo Afonso, o negócio garantirá os recursos necessários para a manutenção das centrais energéticas.
A Santo Afonso é uma holding sem atividades operacionais, indiretamente detida pelo Energia Sustentável Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia, sendo uma das entidades que detêm ativos geridos pelo Grupo Brookfield no Brasil.