Valor – Rafael Walendorff
Uma tecnologia 100% nacional, desenvolvida pela empresa gaúcha FertiSystem em parceria com o Instituto Senai, pretende gerar mais eficiência e economia no uso de fertilizantes na agricultura. O sistema utiliza inteligência artificial e sensoriamento para aplicar o insumo por taxa variável na linha de semeadura.
A ferramenta promete entregar mais precisão e uniformidade na adubação das lavouras e reduzir em até 20% a quantidade de fertilizante utilizado no solo, segundo os ensaios feitos durante a execução do projeto. O objetivo é diminuir os gastos dos produtores rurais com a manutenção da produtividade agrícola e com responsabilidade ambiental.
Evandro Martins, presidente da FertiSystem, diz que a tecnologia reduz o coeficiente de variação na aplicação de fertilizantes junto com as sementes e faz a compensação nas curvas de plantio. Ela também evita sobreposições, com o desligamento automático de linha a linha, e consegue aplicar taxas variáveis por zona de manejo, de acordo com a necessidade.