Brasil | TCU quer conexão para escolas por escrito no 5G. Anatel e MCom falam de risco de atraso no leilão

Convergência Digital – Ana Paula Lobo

As escolas públicas não podem ficar fora da cobertura 5G e essa obrigação tem de ser explicitada na minuta do edital para assegurar a cobrança para quem comprar as licenças, sustentou o secretário de Infraestrutura Hídrica, de Comunicações e de Mineração do Tribunal de Contas da União, Uriel Papa, em audiência conjunta na Câmara dos Deputados, realizada nesta terça-feira, 18/05, das comissões de Educação e do Grupo de Trabalho do 5G.

Papa criticou o fato de as escolas brasileiras não terem boa conexão e sustentou que o 4G não atende as necessidades e ficará defasado em pouco tempo. Os parlamentares assumiram que cerca de 30% das 140.242 escolas públicas brasileiras não têm nenhum tipo de acesso à internet. Presentes ao evento, Anatel e Ministério das Comunicações alertaram para o risco de atrasar o leilão a partir de mudanças significativas no texto encaminhado pela Anatel ao Tribunal de Contas da União e sugeriram alternativas, rebatidas pela Corte.

Mais informações: https://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=56997&sid=8