Brasil | Só 41% das empresas brasileiras possuem políticas de segurança digital

Convergência Digital – Luís Osvaldo Grossmann

Com números da pesquisa TIC Empresas e entrevistas realizadas com representantes de pequenas, médias e grandes organizações, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, NIC.br, apresenta um panorama sobre a segurança digital no Brasil. E o resultado aponta que a maioria das empresas ainda não despertou para o tema: só 41% delas possuem algum tipo de política de segurança digital.

Essa média compreende diferenças significativas a depender do porte da organização. O trabalho parte do conceito de Gestão de Risco de Segurança Digital (GRSD), definida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico como o “conjunto de ações coordenadas, tomadas dentro de uma organização e/ou entre organizações, para lidar com os riscos à segurança digital e maximizar as oportunidades”.

E a partir desse entendimento, os resultados indicam que é um conceito mais comumente encontrado nas grandes empresas, grupo em que a segurança digital se faz presente em 74% da amostra. Entre as médias, as políticas sobre o tema aparecem em 63%. Mas nas pequenas, somente 37% adota políticas de segurança cibernética.

Leia mais: https://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=56975&sid=18