Brasil | Serpro e Banrisul lançam rede Blockchain que será fundamental para o Drex

Serpro

Em uma colaboração estratégica, o Serpro, empresa de tecnologia do governo federal, e o Banrisul realizam o lançamento da primeira rede Blockchain na tecnologia Hyperledger Besu conectada entre as duas organizações. A novidade representa um avanço significativo rumo à inovação e eficiência nos serviços públicos e financeiros.

A iniciativa foi concebida para operar em uma infraestrutura da Nuvem de Governo do Serpro, proporcionando um ambiente seguro e escalável para a publicação de contratos em um ambiente de testes, fundamental para a entrada das empresas no ambiente do Drex.

De acordo com o Banco Central (BC), o Drex é, em síntese, o próprio real: a moeda brasileira em formato digital, com o mesmo valor e aceitação do real tradicional. Vai permitir vários tipos de transações financeiras seguras com ativos digitais e contratos inteligentes. Esses serviços financeiros serão liquidados pelos bancos dentro da Plataforma Drex do BC, que utiliza a Tecnologia de Registro Distribuído (em inglês Distributed Ledger Technology – DLT).

Hyperledger Besu é a tecnologia escolhida para o piloto do Real Digital e é justamente uma DLT. Pode ser explicada como um formato de livro-contábil digital que registra as transações dos usuários. Foi desenvolvida em 2019 pela Hyperledger, um projeto colaborativo de código aberto da Linux Foundation.

Ler mais…