Brasil | Santander concentra ativos de tecnologia em nova companhia

Valor – Álvaro Campos e Talita Moreira

Os departamentos de tecnologia sempre foram essenciais para os bancos brasileiros, forjados nos tempos de inflação alta. De alguns anos para cá, porém, a TI está deixando de ser parte do “backoffice” e se aproximando das áreas de negócios, fruto de inovações e de um aumento da concorrência que estão forçando as instituições financeiras a se reinventar. O movimento mais recente é do Santander, que está dando um passo para trás com o objetivo de dar dois à frente.

O banco anunciou ontem para funcionários que concentrará todos os seus ativos de tecnologia numa nova empresa, batizada de F1rst. Pode parecer contraditório em relação à tendência de integração, mas a intenção é fortalecer a área ao dar a ela maior autonomia.

“A ideia de banco clássico tem que mudar. Para isso, a área de tecnologia não pode ser a unidade de TI clássica de um banco tradicional”, afirma Ede Viani, vice-presidente executivo de tecnologia e operações do Santander Brasil, em entrevista ao Valor.

Mais informações: https://valor.globo.com/financas/noticia/2021/07/23/santander-concentra-ativos-de-tecnologia-em-nova-companhia.ghtml