O conselheiro da Anatel Moisés Moreira e o superintendente de outorgas e recursos à prestação (SOR) da agência, Vinicius Caram, apresentaram para autoridades da região Norte na última sexta-feira, 23, a situação atual da Infovia 01 (Santarém-PA/Manaus-AM) do Programa Amazônia Integrada e Sustentável (PAIS). O projeto consiste na instalação de backbone em fibra óptica subfluvial na região.
Na ocasião, foi informado que a implantação das redes metropolitanas ópticas terrestres em nove cidades atendidas pelo trecho está agora prevista para o fim de agosto. A infraestrutura permitirá o atendimento a nove prefeituras, oito fóruns, uma Unidade Integrada de Polícia, 11 hospitais e 132 escolas públicas urbanas, segundo a Anatel.
Participaram da reunião na última sexta-feira representantes dos nove municípios, a Reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) de Santarém, o Comandante da Estação Naval Rio Negro de Manaus, o chefe do Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx) de Brasília e o Diretor de Engenharia e Operações da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).