Brasil | Rede Blockchain Brasil inicia fase piloto do projeto

Tribunal de Contas da União

Na abertura do seminário, o titular da Secretaria de Tecnologia da Informação e Evolução Digital do TCU, Rainério Leite, destacou que a criação da RBB fortalece a confiança do cidadão nas instituições públicas, além de apenas promover inovação tecnológica. “Ao adotar tecnologias blockchain, estamos pavimentando o caminho para um futuro em que a integridade, a segurança e a inovação sejam alicerces do serviço público. Assim, conseguimos dar um passo adiante e oferecer melhores serviços à sociedade”, afirmou.

Rainério Leite apresentou exemplos de possíveis aplicações da RBB. A rede poderá ser utilizada, por exemplo, para gerenciar dados sensíveis e identidades digitais descentralizadas, e oferecer privacidade e segurança, permitindo aos usuários controle das informações pessoais. “Em conjunto com outras iniciativas governamentais, como o Gov.br e o Drex, a RBB poderá ser utilizada para execução de soluções voltadas à prestação de serviços ao cidadão, com possíveis aplicações em áreas como saúde, educação e segurança pública”, disse. A ferramenta também vai permitir maior controle social, uma vez que todas as informações são transparentes e disponíveis para todos. A utilização da tecnologia também pode ser considerada forma de controle de prevenção e detecção no combate à fraude e corrupção. 

O primeiro painel do encontro abordou o histórico e a contextualização da RBB. O analista de Sistemas do BNDES e líder técnico da Iniciativa Blockchain na instituição, Gladstone Arantes, apresentou dados sobre a confiança da população no Estado. Segundo pesquisa global da empresa Edelman de 2017, 87% dos entrevistados no Brasil relataram estar preocupados com a corrupção. O grau de confiança no governo à época era de 24%. Para ele, a descentralização é uma forma de aumentar a confiabilidade: “Blockchain, na sua raiz, é uma tecnologia que permite confiar em um processo, em algo que está acontecendo no mundo virtual, sem que tenha de confiar particularmente em alguém. Esse é um uso revolucionário para governos, já que a confiança é um valor central para a estabilidade”, ressaltou. 
Ler mais…