Brasil | Precarização do trabalho em telecom mobiliza sindicatos, entidades e governo

Teletime

A precarização do trabalho na prestação de serviços para o setor de telecom por parte de empresas irregulares está movimentando governo federal, parlamentares, sindicatos e entidades patronais na busca por medidas contra práticas danosas na instalação de redes – sobretudo nas aéreas, fixadas em postes.

Nesta sexta-feira, 23, o tema foi objeto de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Convocado pelo deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT), o encontro teve um posicionamento uníssono de participantes contra os chamados “gatos” – ou empresas clandestinas atuantes na prestação de serviços de banda larga e TV por assinatura.

Entidades sindicais paulistas e de outros estados apontaram cenário dramático causado pela atuação das operadoras irregulares. Fenattel, Fitratelp, Sinttel e Sintetel relataram situações de óbito de trabalhadores por choques elétricos, subnotificação de acidentes, más condições salariais, casos quarteirização e “quinteirização”, falta de equipamentos de proteção individual (EPIs), casos de alojamentos irregulares e até mesmo situações análogas à escravidão.

Ler mais…