Brasil | PL de Fake News debería quedarse para agosto, dice Orlando Silva

Teletime

O projeto de lei 2.630/2020, conhecido como PL das Fake News, será votado no “começo do segundo semestre”, em meados de agosto. O relator da proposta, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) disse que esse é o cronograma para a apreciação do texto pela Câmara dos Deputados.

“A minha expectativa é de votar o PL 2.630 ainda no começo do segundo semestre. E isso também dará tempo para o governo Lula organizar sua base no legislativo. Hoje, ainda não conseguimos encontrar um caminho ótimo na relação entre o governo Lula e o legislativo”, afirmou o parlamentar em evento organizado pela Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), que aconteceu nesta quarta-feira, 21, na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP.

Orlando Silva também acredita que neste período até a votação do texto em agosto algumas arestas serão resolvidas, como a construção de uma redação que retire alguns termos que podem ocasionar confusão ou levar a determinados setores o entendimento de que o PL possui algum elemento de censura ou de uma regulação da liberdade de expressão.

“De maio para cá, quando colocamos o projeto em plenário para votação, o que fizemos foi uma simplificação para eliminar as narrativas que apontavam que o texto era um texto ‘satânico’ e isso envolveu remover alguns trechos, palavras etc. Temos um tipo de gente no Brasil que tem uma visão obscurantista do texto. Essas mudanças que estamos fazendo não são de fundos, é mais para enfrentar a narrativa. O que está no parecer retira algumas palavras”, disse o deputado aos participantes no evento.

Ler mais…