Teletime – Marcos Urupá
O presidente da Comissão de Educação Cultura e Esporte do Senado Federal, senador Marcelo Castro (MDB-PI), solicitou ao Tribunal de Contas da União (TCU) posicionamento sobre aplicação da Lei 14.172/2021 (Lei de Conectividade), que prevê a estados e municípios recursos de R$ 3,5 bilhões do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para garantir acesso à Internet a professores e alunos da rede de educação básica pública.
No Acórdão do TCU, relatado pelo ministro Walton Alencar, a corte de contas diz que os recursos não podem ser aplicados em serviços de acesso à Internet das escolas. Isso porque a aplicação excepcional dos recursos nessa finalidade já é regulamentada “com razoável flexibilidade na própria legislação”, como a adesão a atas de registro de preços ainda vigentes. Por outro lado, o TCU diz que os recursos recebidos podem ser utilizados para ampliação de contratos já em andamento para conectividade móvel e conectividade das escolas, desde que obedecidos os ditames da lei de licitações utilizada no respectivo contrato.
Instado a se manifestar sobre possíveis mudanças no Plano de Trabalho fornecidos e aprovados pelo FNDE, o TCU explica que estes documentos não podem ser alterados após a transferência dos recursos, uma vez que não há previsão legal que permita tal alteração.
Mais informações: https://teletime.com.br/25/08/2022/para-tcu-recursos-do-fust-sao-para-conectar-alunos-e-professores-e-nao-escolas/