Tele.síntese – Miriam Aquino
A Anatel quer impulsionar o WiFi 6E, banda larga fixa sem fio não licenciada, que ganhou no ano passado todo o espectro de 6GHz – 1.200 MHz – para seu uso exclusivo, apesar da reclamação da indústria de celular. Segundo o superintendemte de Outorgas e Recursos a Prestação da Anatel, Vinícius Caram, em breve será liberado para as empresas usarem a tecnologia do WiFi 6E também em áreas externas. Atualmente o espectro só está liberado para ser usado indoor, e é uma das críticas da indústria de celular à decisão, porque teria sido destinada uma quantidade muito grande de frequência para uso muito limitado.
Para impulsionar o WiFi 6E, segundo Caram, a agência vai liberar o uso outdoor, conhecido por Automated Frequency Coordination (AFC), de apenas duas portadoras, o que vão somar 320 MHz de espectro. “Com o AFC queremos dar mais estímulo ao uso do WiFi 6. Mas se a frequência não for ocupada pelo serviço, poderemos reavaliar a decisão para a próxima Conferência de Radiocomunicação da UIT”, afirmou o superintendente. A Conferência da UIT , que acontece a cada quatro anos, está marcada para 2023.
Mais informações: https://www.telesintese.com.br/para-impulsionar-o-wifi-6e-anatel-vai-liberar-seu-uso-outdoor-afirma-caram/