Convergência Digital – Ana Paula Lobo
Foi publicada nesta terça-feira, 24/05, no Diário Oficial da União a Resolução Conjunta nº 5/2022, que dispõe sobre a interoperabilidade no Open Finance. A norma foi definida em trabalho conjunto pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) e pelo BC (Banco Central do Brasil), sendo aprovada e publicada pelo BC, CMN (Conselho Monetário Nacional) e o CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados).
A publicação da Resolução Conjunta traz regramentos para a interoperabilidade no âmbito do Open Finance. Essa interoperabilidade permitirá o compartilhamento padronizado de dados, mediante consentimento do cliente, de forma segura, ágil e precisa entre bancos, instituições de pagamento, cooperativas de crédito, sociedades seguradoras, entidades abertas de previdência complementar, sociedades de capitalizações e demais instituições autorizadas a funcionar pelo BC e pela Susep.
O Open Finance, ou sistema financeiro aberto, é a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros concederem permissão para o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas de acordo com as práticas estabelecidas pelos padrões do setor e bancos centrais.
Mais informações: https://www.convergenciadigital.com.br/Negocios/Open-Finance%3A-Banco-Central-define-regras-para-compartilhamento-de-dados-60385.html